Fazenda Sucuri apresenta seleção de destaque em remate

Fazenda Sucuri apresenta sele√ß√£o de destaque em remate  Contando com uma base formada a partir da gen√©tica de animais da Agropecu√°ria CFM e tamb√©m da Jacarezinho, potencializou o seu plantel com a inclus√£o dos diferenciais da linhagem Lemgruber e IZ

Localizada em Itapirapã/GO, a Fazenda Sucuri mantém trabalho de seleção focado em análises de desempenho e evolução dos animais em processos de melhoramento genético. Contando com uma base formada a partir da genética de animais da Agropecuária CFM e também da Jacarezinho, potencializou o seu plantel com a inclusão dos diferenciais da linhagem Lemgruber e IZ. Hoje, o criatório apresenta animais de qualidade que se destacam dentre o que está sendo ofertado no mercado nacional.

Todo esse estudo, experiência e resultado serão apresentados no LEILÃO SUCURI OUTONO/2018, evento que ocorre na segunda-feira, dia 14, a partir das 20h30, com transmissão do Canal do Boi. Uma oferta de 60 fêmeas Nelore PO prenhes e 20 touros Nelore PO da reserva da fazenda. Todos os animais escolhidos a dedo pelo criador Humberto Tavares.

Desde 1986, Tavares, engenheiro de formação, assumiu o rebanho do pai Heino Tavares, nelorista desde o início da década de 1980, e decidiu realizar um trabalho embasado em pesquisas e exames de números e processos de programas de melhoramento genético. O resultado é o de um plantel com animais funcionais e produtivos.

ADEQUAÇÃO FUNCIONAL

Recentemente, além das verificações quanto ao progresso da utilização de programas de melhoramento genético, a Fazenda Sucuri está trabalhando fortemente na avaliação de carcaça, com trabalho focado na correção de alguns desvios que a raça Nelore pode apresentar. Temperamento inadequado, sinais de inadaptação ao sistema extensivo de criação e má habilidade criadeira são razões para descarte imediato de indivíduos, desde idades precoces até a segunda cria; os acasalamentos do criatório objetivam, em primeiro lugar, aperfeiçoar características como dimorfismo sexual, aparelho reprodutor, boca, chanfro, dorso-lombo, locomoção, aprumos, cascos, tipo corporal, umbigo/prepúcio e pigmentação.

Anualmente as vacas são analisadas uma a uma, para arbitrar o que precisa ser melhorado. A Sucuri conta com de sêmen com mais de 400 touros, avaliados em planilha EXCEL pelos seus atributos exteriores. Usando filtros, são determinados, normalmente, de 10 a 20 touros candidatos a melhoradores de fenótipo de cada vaca em análise.

Esses 10 a 20 candidatos são submetidos, primeiro, à análise do pedigree e depois ao pareamento de réguas de DEPs. É observada a necessidade de correção do fenótipo das entranhas, isto é, das características de carcaça da matriz, já que todas elas são mapeadas por ultrassom, e determinado o melhor touro para cada uma delas, fazemos com ele, se necessário, até duas IATFs.

Esses são apenas alguns dos cuidados do criatório com o seu rebanho. Na Fazenda Sucuri o melhoramento é holístico e integrado, objetivando aumentar variabilidade genética e funcionalidade, preservar o tipo corporal mediano e aprimorar a carcaça de maneira direcionada, evitando na absoluta maioria dos casos o uso dos touros extremos.

REMATE

A Fazenda Sucuri já realizou leilões no passado, contudo, sempre em parceria com outros criatórios. Nesta oportunidade, se apresenta com exclusividade, ofertando animais que há alguns anos vêm sendo preparados para um evento deste tipo. Realmente, uma oportunidade única.