HoRa realiza, na ExpoGenética, grande leilão de touros

HoRa realiza, na ExpoGenética, grande leilão de touros

Escolher os touros certos para o rebanho comercial não é tarefa fácil. É preciso muita ponderação e conhecimento do próprio rebanho para saber o que precisa ser melhorado, levando em conta o sistema de produção, o ciclo curto ou longo, a vacada, entre outros detalhes que podem influenciar a produção. Hoje, o uso das DEPs (Diferenças Esperadas de Progênie) da ANCP e PMGZ auxiliam o produtor. São ferramentas que mostram as habilidades e características mais fortes e, através delas, pode-se escolher o melhor touro para o rebanho.

O 6º. Leilão Genética Provada HoRa reuniu uma seleção criteriosa de touros melhoradores, selecionados pela Guto Assessoria e Melhora + Assessoria, entre os melhores animais da safra 2017. A ideia, segundo Luiz Tavares, gerente comercial da HoRa Höfig Ramos, é oferecer animais com uma gama variada de características, que atendam a maioria dos rebanhos comerciais do país.  “Na seleção, levamos em conta que um rebanho não é igual ao outro, que as condições de produção são diferentes e que até a localização da propriedade - em áreas com mais ou menos chuvas, por exemplo - interfere no resultado comercial,”, explica.

O leilão terá animais bem diversificados, do superprecoce ao tradicional, daqueles bem classificados no teste CAR – engordam mais comendo menos – ou que tem uma conversão normal; dos que tem uma maior área de olho de lombo ou ainda um alto índice Stayability (STAY) que expressa a capacidade de produzir filhas que permaneçam até os 76 meses de idade no rebanho, parindo pelo menos três vezes. Todos são bem pontuados nos índices MGTe e iABCZ. “Nós estamos apresentando apenas animais com MGTe de 7 para baixo, com maioria  Top 0,1 e 0,5. Além disso, nossos animais vão todos com teste genômico”, explica Tavares.

O veterinário Fabiano Araújo, da Aval Serviços Tecnológicos - parceiro estratégico da HoRa – explica que os animais agregam as principais características comerciais para melhoria do rebanho: fertilidade, precocidade sexual, velocidade em ganho de peso, rendimento e acabamento de carcaça. “São animais produzidos com uso de todas as tecnologias disponíveis para maximizar o selecionamento. Com isso, o ganho genético é muito grande e representa economia no custeio e mais valor no produto, diz.

Todas as DEPs e vídeos de cada animal HoRa e do convidado Nelore Work estão no catálogo virtual, que pode ser acessado no site www.portalfuturohora.com.br, para que o criador possa, desde já, analisar as características que necessita em seu rebanho. Luiz Tavares também está à disposição para tirar qualquer dúvida.

Cinco animais são destaque do 6º. Leilão Genética Provada HoRa. Os lotes 1, 2, 3, 4 e 9 chamam a atenção pelas altas pontuações em vários quesitos dos Índices MGTe e iABCZ. O lote 1, Guerreiro da HoRa, é filho do REM ARMADOR, superprecoce, tem iABCZ 21,5 DECA 1 e tem MGTe 24,15 Top 0,1.

O Lote 2, Gatilho da HoRa, também filho de REM ARMADOR, é precoce, tem  iABCZ 22,16, DECA 1; e tem MGTe 26,1 Top 0,1. Também filho de REM ARMADOR, o lote 3, Gold da HoRa , é precoce, tem iABCZ 23,03 DECA 1 e tem MGTe 31,36 TOP 0,1. Esses dois lotes – 2 e 3 – serão comercializados apenas 50%.

O lote 4, HORA 2932, é filho de 3T da ALO BRASIL, precoce, tem iABCZ 20,47 DECA 1 e MGTe 20,47 TOP 0,5. Já o lote 9, HORA 2992, é precoce, filho de REM ARMADOR, com iABCZ de 21,43 DECA 1 e MGTe 18,71 TOP 1, mas o se destaca pelo seu fenótipo perfeito da raça Nelore, um touro que chama atenção de todos.

“Estamos disponibilizando alguns dos nossos melhores touros porque acreditamos que a pecuária nacional precisa dar um passo a frente na qualidade e lucratividade na produção. Nosso negócio é fazer touros melhoradores que tragam eficiência, produtividade e bons rendimentos com o rebanho”, diz José Roberto Höfig Ramos, diretor executivo da HoRa.

Nelore Work

A Nelore Work, convidada da HoRa no Leilão, estará participando com 10 animais selecionados pela Melhor +. Segundo Walter Domingues da Silva, da Melhora + e responsável pela seleção, a agropecuária Work ainda é jovem no selecionamento genético. “Comprou grandes vacas de vários criatórios e começou um trabalho bastante intenso de seleção por FIV (fertilização in vitro) e agora, com seleção de campo”, conta. Esse trabalho, segundo ele, é focado com acasalamento dirigido e aspiração, com touros de alto desempenho, de altas médias.

“Os animais que estarão no leilão são criados a pasto e seguiram rigorosamente as normas dos programas de melhoramento genético, complementados por avaliação intra-rebanho”, explica Walter.

HoRa Höfig Ramos - Genética Nelore Sustentável

Há mais de 60 anos, as famílias Höfig e Ramos produzem carne. A HoRa é a marca registrada da Höfig e Ramos. Com a terceira geração da família à frente dos negócios há quase 30 anos, a HoRa direciona suas atividades para a excelência em melhoramento genético, produzindo touros, matrizes, sêmens e embriões para incremento do rebanho brasileiro, ajudando o país a se tornar o maior exportador de carne do mundo. 

A HoRa foca no futuro, desenvolvendo projetos inovadores, ampliando processos de gestão junto a funcionários, acadêmicos, grupos de pesquisa, parceiros e outros públicos.

Sua dedicação e trabalho diferenciados creditam à HoRa reconhecimento nacional e internacional. É sua marca registrada a garantia de seus produtos, priorizando a proximidade e o atendimento aos criadores que compartilham da responsabilidade de produzir a melhor carne do mundo.

SERVIÇO:

6.LEILÃO GENÉTICA PROVADA HORA – Dia 20, às 20h, no Tatersal Rubico de Carvalho, no Parque Fernando Costa.

Fonte: Assessoria de Imprensa HoRa Höfig Ramos