Trabalho acadêmico na área de marketing tem Central Leilões como objeto de estudo

Trabalho acadêmico na área de marketing tem Central Leilões como objeto de estudo

Pesquisa da Dra. Ludmilla Balbo Zavarez aponta Leiloeira como uma empresa que está à frente no mercado.

A monografia desenvolvida pela médica veterinária Dra. Ludmilla Balbo Zavarez contou com a leiloeira Central Leilões como objeto de estudo do tema “A comunicação na Venda de Reprodutores Nelore no Contexto da Pandemia do Covid”.

Ludmilla é doutora em Reprodução Animal pela UNESP/ FCAV e escreveu a monografia como trabalho final para a obtenção do título de especialista em marketing pela USP/Esalq. A pesquisa apontou que a Central Leilões está à frente no mercado, pois já produzia leilões virtuais antes da pandemia, tendo apenas intensificado esse formato.

A paixão por animais bovinos veio logo na infância, já que os pais são pecuaristas, por isso, para Ludmilla, foi fácil escolher a profissão. A vontade de adquirir cada vez mais conhecimento nunca cessou, e a médica veterinária se aprofundou no mestrado e no doutorado, complementando sua formação nos Estados Unidos e na Itália.

De volta ao Brasil, Dra. Ludmilla se interessou pelo MBA da USP, na área de Marketing, que deu origem a toda a pesquisa desenvolvida com a Central Leilões. O estudo abordou basicamente os critérios de compra dos clientes que adquirem bovinos geneticamente superiores da raça Nelore, bem como os impactos pela comunicação digital que substituiu os leilões presenciais nos anos de 2020 e 2021.

A pesquisa destacou o forte desempenho do Brasil em relação ao gado de corte - tendo o maior rebanho mundial e estando entre os países com mais alto índice de exportação de carne bovina. “Temos uma posição de referência na pecuária de corte mundial”, afirmou Dra. Ludmilla.

A raça Nelore foi a escolhida pela pesquisadora por ser a que mais se desenvolveu ao clima brasileiro, pois é bem conhecida por conta da rusticidade e adaptabilidade. Foi constado que mais de 85% dos clientes da Central Leilões são compradores de animais da raça Nelore.

Com relação a metodologia foram realizadas duas análises, sendo elas qualitativa: com a entrevista de 18 compradores da raça Nelore; e a quantitativa: caracterizada por um questionário online disponibilizado nas redes sociais da empresa que teve 131 respondentes completos.

Alguns pontos foram destacados na pesquisa: 60% dos entrevistados consideram a avaliação genética a característica mais importante na hora de realizar a compra de reprodutores geneticamente superiores; em segundo, cerca de 87% apontam para o catálogo (físico ou digital); dentre os fatores comerciais mais importantes estão: frete grátis (56,20%), parcelamento (51,80%) e qualidade (51,10%).

Foram analisadas características de comportamento de compra pelo fator psicológico, em relação ao impacto que a comunicação digital, que substitui os leilões presenciais no período da pandemia, causou nos clientes: 55,10% não sentiram diferença, pois já compravam de forma remota.  Quanto ao sentimento de quando receberam em suas fazendas o produto comprado via remota (celular, televisão ou computador): 48% dos entrevistados ficaram contentes, pois o animal superou as expectativas.

Os entrevistados também opinaram sobre a tendência do formato na venda de reprodutores quando terminar a pandemia: 64% acreditam que será uma combinação de presencial e remoto, 30,10% disseram que será cada vez mais de forma remota e apenas 5,90% acharam que será somente presencial.

Dra. Ludmilla concluiu que a comunicação digital é uma boa estratégia desde que seja associada a comunicação geral em toda a empresa. Além disso, a Central Leilões está bem assessorada, pois é uma empresa que está à frente no mercado e tem mostrado fidelização dos clientes, visto que a maioria deles utiliza os meios virtuais para a compra de seus reprodutores. “A empresa foi capaz de criar um elo de fidelização na transferência de informações de qualidade dos seus clientes - isso é um ponto muito importante”, afirmou.

Para conferir a monografia na íntegra: Clique.